Coreia do Norte se prepara para guerra:

12/04/2024

Mundo

Explore a estratégia de guerra da Coreia do Norte e a aliança com a Rússia sob a liderança de Kim Jong Un.

Fonte: Foto: Reprodução/KCNA

Em um período onde a instabilidade geopolítica se faz cada vez mais presente, a Coreia do Norte, sob o comando do líder Kim Jong Un, declara um estado de alerta máximo preparativo para guerra. Durante uma recente inspeção na Universidade Militar e Política Kim Jong Il, dedicada ao legado de seu pai, Kim Jong Un enfatizou a necessidade de estar “mais minuciosamente preparado para guerra do que nunca”.


A informação foi veiculada pela agência de notícias estatal KCNA, destacando o cenário de tensão que caracteriza a atualidade norte-coreana.Este pronunciamento surge em um contexto onde a Coreia do Norte tem intensificado seu desenvolvimento armamentista e estreitado laços com a Rússia, especialmente em projetos militares estratégicos. Supostamente, o país tem auxiliado Moscou em seu conflito contra a Ucrânia, recebendo em retorno suporte para seus ambiciosos planos militares. A crescente cooperação entre Coreia do Norte e Rússia sinaliza uma fase de robustecimento das alianças militares e políticas no cenário internacional.


Ao inspecionar principais instituições militares, qual o recado de Kim Jong Un ao mundo?


Em suas palavras à nação e observadores internacionais, Kim Jong Un articulou uma clara mensagem de dissuasão e força. Segundo a cobertura da KCNA, o líder norte-coreano destacou que, no caso de um confronto militar ser escolhido pelos seus adversários, a Coreia do Norte “dará um golpe mortal no inimigo sem hesitação”, utilizando todos os recursos disponíveis. Tal declaração não apenas reitera o compromisso de Pyongyang com sua defesa, mas também sublinha um cenário de crescente polarização e rivalidade militar.


Qual é a causa da escalada de tensões entre Coreia do Norte, Estados Unidos e Coreia do Sul?


As estratégias militares adotadas pela Coreia do Norte são frequentemente vistas como respostas diretas às manobras dos Estados Unidos e Coreia do Sul. Pyongyang acusa ambos os países de exacerbarem as tensões militares através de exercícios conjuntos, que foram descritos como “manobras de guerra” pela Coreia do Norte. Nos últimos meses, a intensidade e a escala desses exercícios atingiram níveis sem precedentes, segundo relatos da mídia estatal norte-coreana. Essas atividades são interpretadas como provocativas e têm sido um catalisador para o fortalecimento das capacidades defensivas da Coreia do Norte.

Fonte(s): Agência da Notícia